aprendendo

aureliando

abdução
[Do lat. tard. abductione.]
Substantivo feminino.
1.Ato ou efeito de abduzir.
2.Lóg. Silogismo cuja conclusão é apenas provável em decorrência de o ser, tb., a premissa menor (q. v.); raciocínio apagógico.
3.Lóg. Apagogia (1).
4.Fisiol. Movimento que afasta um membro ou segmento de um membro do plano médio do corpo.
5.Jur. Rapto com violência, fraude ou sedução.
6.Zool. Movimento muscular que afasta, nos vertebrados, duas peças esqueléticas, nos moluscos lamelibrânquios, as valvas das conchas, e nos equinodermos, as peças mastigadoras da lanterna-de-aristóteles.

abstrair
[Do lat. abstrahere.]
Verbo transitivo direto e indireto.

1.
Considerar isoladamente um ou mais elementos de um todo; separar, apartar.

Verbo transitivo direto.

2.
Considerar isoladamente (coisas que se acham unidas).
3.
Separar, afastar, apartar; alhear.
4.
Filos. Separar mentalmente para tomar em consideração (uma propriedade que não pode ter existência fora do todo concreto ou intuitivo em que aparece):
abstrair a cor ou a forma de um objeto.

Verbo transitivo indireto.

5.
Não levar em conta ou consideração; não considerar; pôr de parte; prescindir:
Abstraiamos de inúmeras causas perturbadoras, e consideremos os três elementos constituintes de nossa raça em si mesmos” (Euclides da Cunha, Os Sertões, p. 67); “A arte abstrai da morte, desconhece-a, com esse obstinado acreditar em si mesmo, que é o estigma do seu orgulho e da sua força.” (Pontes de Miranda, Obras Literárias, p. 33).

6.
Afastar(-se), apartar(-se); alhear(-se):
Abstrai da vida mundana para dedicar-se à arte.

Verbo pronominal.

7.
Alhear-se, distrair-se.
8.
Concentrar-se, absorver-se.
9.
Filos. Abster-se de considerar uma ou mais propriedades separadas mentalmente de um todo concreto ou intuitivo. [Irreg. Conjug.: v. sair. O part. irreg., abstrato, só é us. como adjetivo.]


aduzir
[Do lat. adducere.]
Verbo transitivo direto.
1.Trazer, apresentar (razões, provas, testemunhos, etc.):
Verbo transitivo direto e indireto.
2.Trazer, apresentar:

aforismo
[Do gr. aphorismós, pelo lat. aphorismu.]
Substantivo masculino.
1.Sentença moral breve e conceituosa; apotegma, máxima

antitético
[Do gr. antithetikós.]
Adjetivo.
1.Que contém ou constitui antítese.

apagogia

[Do gr. apagogé, ‘ação de levar’, + -ia1.]
Substantivo feminino. Lóg.
1.Redução de um problema a outro; abdução.
2.Raciocínio por absurdo (q. v.).
3.Redução ao absurdo.

apófase
[Do gr. apóphasis, pelo lat. tard. apophase.]
Substantivo feminino.

1.
Filos. Proposição negativa; negação. [Opõe-se a catáfase.]


arcabouço
[De arca.]
Substantivo masculino.
1.Ossatura ou disposição do peito; tórax, peito.
2.Esqueleto humano ou de qualquer animal.
3.Fig. Traços gerais; lineamentos; esboço:
4.V. estrutura (4).
5.V. esqueleto (4). [F. paral.: arcaboiço.]

ascese
[Do gr. áskesis, ‘exercício (espiritual)’.]
Substantivo feminino.
1.Ét. Exercício prático que leva à efetiva realização da virtude, à plenitude da vida moral.

ataraxia
(cs) [Do gr. ataraxía, ‘calma’, ‘tranqüilidade’.]
Substantivo feminino.
1.Hist. Filos. Nos vocabulários céptico e estóico, estado em que a alma, pelo equilíbrio e moderação na escolha dos prazeres sensíveis e espirituais, atinge o ideal supremo da felicidade: a imperturbabilidade. [Cf. apatia (3), aponia, atambia e eutimia.]
2.Tranqüilidade, serenidade.
3.Apatia, indiferença

catáfase
[Do gr. katáphasis, pelo lat. cataphase.]
Substantivo feminino.

1.
Filos. Afirmação, proposição afirmativa. [Opõe-se a apófase.]


cognato
[Do lat. cognatu.]
Adjetivo.
Substantivo masculino.
1.Que ou aquele que é parente por cognação (1 e 2); cognado.
2.E. Ling. Diz-se de, ou vocábulo que tem raiz comum com outro(s)

contingente
[Do lat. contingente.]
Adjetivo de dois gêneros.
1.Que pode ou não suceder; eventual, incerto:
2.Que, entre muitos, compete a cada um.
3.Filos. Diz-se das coisas e dos acontecimentos que se concebem, sob qualquer um dos aspectos da sua existência, como podendo ser ou não ser, não trazendo em si a razão da sua existência. [Opõe-se, nesta acepç., a necessário (3). Cf. nesta acepç.: acidental (3) e casual (1).]
4.Lóg. Diz-se de uma proposição cuja verdade ou falsidade só pode ser conhecida pela experiência e, não, pela razão.
5.Lóg. Diz-se de função lógica que ora se converte numa proposição verdadeira, ora numa proposição falsa, conforme os valores assumidos por suas variáveis. ~ V. crédito —.
Substantivo masculino.
6.Cota, quinhão.
7.Porção de homens que cada circunscrição territorial tem de dar para o serviço militar.
8.Econ. Com. Nos países de economia protecionista, reserva de produtos importáveis e exportáveis.
9.Mil. Grupamento temporário de homens, estabelecido para executar determinada tarefa: contingente de desembarque.

corolário
[Do lat. tard. corollariu.]
Substantivo masculino.
1.Proposição que imediatamente se deduz de outra demonstrada.
2.Decorrência, dedução, conseqüência, resultado, consectário.

epistemologia
[Do gr. epistéme, ‘ciência’; ‘conhecimento’, + -o- + -logia.]
Substantivo feminino.
1.Conjunto de conhecimentos que têm por objeto o conhecimento científico, visando a explicar os seus condicionamentos (sejam eles técnicos, históricos, ou sociais, sejam lógicos, matemáticos, ou lingüísticos), sistematizar as suas relações, esclarecer os seus vínculos, e avaliar os seus resultados e aplicações. [Cf. teoria do conhecimento e metodologia (2).]

equanimidade
[Do lat. aequanimitate.]
Substantivo feminino.
1.Igualdade de ânimo tanto na desgraça quanto na prosperidade.
2.Serenidade de espírito; moderação.
3.Eqüidade em julgar; imparcialidade, retidão, eqüidade.

escolho
(ô) [Do it. scoglio.]
Substantivo masculino.
1.Abrolho (5).
2.Fig. Dificuldade, obstáculo.
3.Fig. Perigo, risco. [Pl.: escolhos (ó).]

estoicismo
[De estóico + -ismo.]
Substantivo masculino.
1.Filos. Designação comum às doutrinas dos filósofos gregos Zenão de Cício (340-264) e seus seguidores Cleanto (séc. III a. C.), Crisipo (280-208) e os romanos Epicteto (c. 55-c. 135) e Marco Aurélio (121-180), caracterizadas sobretudo pela consideração do problema moral, constituindo a ataraxia o ideal do sábio.
2.Austeridade de caráter; rigidez moral.
3.Impassibilidade em face da dor ou do infortúnio.

idiossincrasia

[Do gr. idiossynkrasía.]
Substantivo feminino.
1.Disposição do temperamento do indivíduo, que o faz reagir de maneira muito pessoal à ação dos agentes externos.
2.Maneira de ver, sentir, reagir, própria de cada pessoa.
3.Med. Sensibilidade anormal, peculiar a um indivíduo, a uma droga, proteína ou outro agente.

inconsútil
[Do lat. tard. inconsutile.]
Adjetivo de dois gêneros.
1.Não consútil; sem costuras (diz-se especialmente da túnica de Cristo).
2.Feito de uma só peça; inteiriço.

obliterar
[Do lat. oblitterare.]
Verbo transitivo direto.
1.Fazer desaparecer a pouco e pouco; apagar, expungir:
2.Destruir, eliminar, suprimir.
3.Fazer esquecer:
4.Fechar a cavidade de; obstruir, tapar.
5.Carimbar (selo) tornando-o impróprio para ser utilizado outra vez.
Verbo pronominal.
6.Fechar-se aos poucos.
7.Ficar esquecido; cair no olvido.
8.Apagar-se, extinguir-se

oblívio
[Do lat. obliviu.]
Substantivo masculino.
1.Olvido, esquecimento

obnubilar
[Do lat. obnubilare, ‘cobrir com uma nuvem’.]
Verbo transitivo direto.
1.Obscurecer, escurecer.
2.Med. Produzir obnubilação em.
Verbo pronominal.
3.Pôr-se em trevas; obscurecer-se.

obsedar
[Do fr. obséder.]
Verbo transitivo direto.
1.Tornar-se assíduo junto de (alguém), para lhe obter as graças; importunar com assiduidade; molestar.
2.Apoderar-se (uma idéia) do espírito de (alguém), não lhe dando descanso; produzir obsessão (2) em; obsediar, obsidiar, obcecar.

olvido
[Dev. de olvidar.]
Substantivo masculino.
1.Ato ou efeito de olvidar(-se); esquecimento. [Sin., p. us.: olvidamento.]
2.Poét. Adormecimento, descanso, repouso.

ontologia
[De ont(o)- + -logia.]
Substantivo feminino.
1.Filos. Parte da filosofia que trata do ser concebido como tendo uma natureza comum que é inerente a todos e a cada um dos seres.

perdulário
[De perder.]
Adjetivo.
Substantivo masculino.
1.Que, ou aquele que gasta em excesso; dissipador, esbanjador, gastador; extravagante.

qualia
[singular: quale, em latim e português.]
Termo filosófico que define as qualidades subjectivas das experiências mentais.
Por exemplo, a vermelhidão do vermelho, ou o doloroso da dor.

qüididade
[Do lat. escolástico quidditate.]
Substantivo feminino.
1.A essência de uma coisa; qualidade essencial.
2.O conjunto das condições que determinam um ser particular.
3.Hist. Filos. Na filosofia escolástica, a essência ou natureza de uma coisa (o que uma coisa é) em contraste com sua existência (o fato de uma determinada coisa, atualmente, ser).

reificação
[De reificar + -ção.]
Substantivo feminino.
1.Filos. No processo de alienação, o momento em que a característica de ser uma “coisa” se torna típica da realidade objetiva. [Cf. alienação (5) e objetificação.]

reificar
 [Do lat. res, rei, ‘coisa’, + -ificar.]
Verbo transitivo direto.
1.Tratar como coisa.
2.Filos. Proceder à reificação. [Conjug.: v. trancar.]

solipsismo
 [De sol(i)- + lat. ipse, ‘mesmo’, + -ismo.]
Substantivo masculino.
1.Filos. Doutrina segundo a qual a única realidade no mundo é o eu.
2.P. ext. Vida ou costume de quem vive na solidão.

taxinomia
(tàcs) [De tax(i)-1 + -nom(o)- + -ia1; fr. taxinomie.]
Substantivo feminino.
1.Ciência da classificação.
2.Biol. Sistemática (1).
3.E. Ling. Classificação das palavras. [F. paral.: taxeonomia, taxionomia, taxonomia.]

teleologia
[Do gr. tele(o)- + -logia.]
Substantivo feminino.
Filos.
1.
Estudo da finalidade.
2.
Doutrina que considera o mundo como um sistema de relações entre meios e fins; teologismo. [Cf., nesta acepç., finalismo.]
3.
Estudo dos fins humanos.

tipologia
 [De tipo-2 + -logia.]
Substantivo feminino.
1.V. biotipologia.
2.Coleção de caracteres tipográficos utilizados num projeto gráfico; tipografia.
3.E. Ling. O estudo dos diversos modos pelos quais as línguas podem diferir umas das outras.

truísmo
 [Do ingl. truism (de true, ‘verdadeiro’).]
Substantivo masculino.
1.Verdade trivial, tão evidente que não é necessário ser enunciada

ubíquo
 [Do adv. lat. ubique, ‘em toda parte’, com desin. de adj.]
Adjetivo.
1.Que está ao mesmo tempo em toda a parte; onipresente.

viés
[Do fr. biais.]
Substantivo masculino.
1.Direção oblíqua:
2.Tira estreita de pano cortada de viés ou no sentido diagonal da peça.
3.Estat. Distorção ou tendenciosidade associada a procedimento estatístico. [Var.: enviés. Pl.: vieses.]
Ao viés. 1. De viés.
De viés. 1. Obliquamente; em diagonal; de esguelha; de través, ao viés.