aprendendo

30 julho 2010

Só um grama

Recorrera outrora ao tema, bastasse, não voltaria. Fui caminhar cedinho na praça habitualmente aqui perto de casa e indignei-me de novo. Contemple minha visão de chegada à praça. Que dia lindo.


Pode se ver os postes de sinalização atravesando a rua. Atravessei e eis o que surge aos meus olhos! A "little fat girl" trouxe seu cãozinho a passeio antes de mim. Todo dia ela traz, todo dia ele faz. (detalhe 1).


Mais a frente deduzi que alguém comeu pizza ontem ali por perto (detalhe 3).


Dando a volta na praça, dou várias voltas, encontro noutro lado um "restinho" de coisas. Notem que não se trata de lixo doméstico. Ninguém usa em casa copos descartáveis de café e água. No meio está um saco de café e um de açúcar, típico de cafezinhos para clientes. Resto de uma marmitex cuja embalagem estava lá, também. Deve ser daquela pessoa que trabalha demais e não tem tempo, sabe? Nem pra cuidar do lixo. E é de isopor a m... da marmita!!!
Essa foto foi tirada após ter recolhido o lixo e levado até a calçada, onde o lixeiro deverá pegar, pois o depositaram no meio da praça, talvez para não parecer tão asqueroso. Afinal, o que os olhos não vêem... Confesso, poderia ter feito melhor se não fosse o nojo que deu. Tinha um saco transparente cheio de m... e estava de mãos limpas. Olha o saco aí por cima e a tampa de marmita.


Isso não é tudo, são detalhes. A praça toda tem mais dejetos ao longo do passeio público e em seu centro, que também tem. Todo tipo de coisas. Metal, madeira, papel, plásticos sem fim, materiais orgânicos e inorgânicos à vontade. Chega lá pra ver.
Essa praça fica no Jardim Maria Luiza, não é em outro bairro, não!. Falta de vergonha na cara.
Nós que estamos acostumados a malhar o poder público em qualquer nível esquecemos de nós mesmos.
Segundo as estatísticas chegaremos a 7 bilhões de humanos na terra em outubro de 2010. Se cada um produzíssemos um grama de lixo por dia, produziríamos 7000 toneladas de lixo por dia. Se, notem.



Esse aí em cima é o Knock Nevis, o maior petroleiro do mundo, mede 458,4 m de comprimento (mais de 4 campos de futebol) e carrega 564763 toneladas. Encheremos um desses em menos de três meses com um grama por dia. Você acha que a Terra suportará por quanto tempo? Esses caras da praça, a mocinha do cão, os do cafezinho nem imaginam que isso acontece. Não se trata de uma coisa utópica, é pura realidade. Só um grama. Você consegue? Eu não consigo e já me sinto muito culpado. Não há governo que consiguirá, se cada um de nós não fizermos. Não quero ser pessimista, mas ao largo de minha vida nada me mostra que possa acreditar em um final feliz.



PS: qualquer dia jogo a bosta do cachorro na caixa de correio da gordinha.

Um comentário:

Anônimo disse...

BIÁ, recebi por e-mail, pela ana maria basilio, infelismente, isto já faz parte de nossa cultura, num país que não se preza pela educação, não se espera muito.é uma pena ver nossa cidade tão largada e mal cuidada, mas política é assim, o povo tem o político que merece, grande abraço do seu amigo vitor faria (pascano).