aprendendo

06 março 2015

distorções cognitivas

Polarização
Você vê uma situação em apenas duas ca­tegorias em vez de em um contínuo. Pensamento tipo tudo-ou-nada, preto-e­-branco ou dicotômico. Exemplo: “Se eu não for um sucesso total, eu sou um fracasso.”
Catastrofização /adivinhação
Você prevê o futuro negativamente sem considerar outros resultados mais prováveis. Exemplo: “Eu ficarei tão aborrecida que não serei capaz de agir direito.”
Desqualificação ou desconsideração do positivo
Você não razoavelmente diz para si mesmo que experiências, atos ou qualidades positivos não contam. Exemplo: “Eu fiz bem aquele projeto, mas isso não significa que eu seja competente; eu apenas tive sorte.”
Argumentação emocional
Você pensa que algo deve ser verdade porque você "sente" (em realidade, acredita) isso de maneira tão convincente que acaba por ignorar ou desconsiderar evidências contrárias. Exemplo: “Eu sei que eu faço muitas coisas certas no trabalho, mas eu ainda me sinto como se eu fosse um fracasso.”
Rotulação
Você coloca um rótulo global e fixo sobre si mesmo ou sobre os outros sem considerar que as evidências poderiam ser mais razoavelmente conduzidas a uma conclusão menos desastrosa e detém a sua capacidade de ter uma visão clara da situação. O rótulo generaliza, transformando a realidade das pessoas em imagens virtuais de sua imaginação infectada. Exemplo: “Eu sou um perdedor. Ele não presta.”
Magnificação / minimização
Quando você avalia a si mesmo, outra pessoa ou uma situação, você magnifica irracionalmente o negativo e/ou minimiza o positivo. Exemplo: “Receber uma nota medíocre prova quão inadequada eu sou. Obter notas altas não significa que eu sou inteligente.”
Filtro mental / abstração seletiva
Você presta atenção indevida a um detalhe negativo em vez de considerar o quadro geral. Exemplo: “Porque eu tirei uma nota baixa na minha avaliação [que tam­bém continha várias notas altas] isso significa que eu estou fazendo um trabalho deplorável.” 
Leitura mental
Você acha que sabe o que os outros estão pensando, falhando assim ao considerar outras possibilidades mais prováveis. Lembrar que já é difícil "ler" a própria mente, quanto mais a dos outros. Exemplo: “Ele está pensando que eu não sei nada sobre esse projeto.”
Super generalização
Você tira uma conclusão negativa radical que vai muito além da situação atual. Você pensa que alguma coisa vai SEMPRE se repetir, ou que você NUNCA vai conseguir o que quer. Exemplo: “[Porque eu me senti desconfortável no encontro] eu não tenho o que é necessário para fazer amigos.” “Ele SEMPRE me diminui, NINGUÉM vai telefonar pra mim, Eu NUNCA vou conseguir um aumento, TODO MUNDO se aproveita de mim, meus filhos NUNCA me ouvem.”
Personalização
Você acredita que os outros estão se comportando negativa­mente devido a você, faz você levar tudo para o lado pessoal sem considerar explicações mais plausíveis para o seu comportamento. Exemplo: “O encanador foi rude comigo porque eu fiz algo errado.” Quando alguém passa por você de cara amarrada e não te cumprimenta, o viés faz CRER que a pessoa certamente está com raiva de você.
Imperatividade
Você tem uma ideia exata estabelecida de como você ou os outros deveriam comportar-se e você superestima quão ruim é que essas expectativas não sejam preenchidas com declarações tipo “eu devo”, “eu preciso”, “eu tenho que...” Substitua por: “eu quero”, “eu posso”. Exemplo: “E terrível que eu tenha cometido um erro. Eu deveria sempre dar o melhor de mim.”
Visão em túnel
Você vê apenas os aspectos negativos de uma situação e ignoram qualquer parte boa. Exemplo: “O professor do meu filho não sabe fazer nada direito. Ele é crítico, insensível e ensina mal.”
Autoconveniência
Você culpa os outros pelos aspectos negativos de uma situação. Ao culpar automaticamente os outros pelos problemas da sua vida, você torna-se impotente para responsabilizar-se pelo próprio destino. Incapaz de mudar qualquer coisa.
Previsão do futuro
Você prevê o pior resultado possível de uma situação. Ele provoca ansiedade e um colapso em suas iniciativas, fazendo-o desistir antes de tentar. Exemplo: “Eu tenho a sensação que isso não vai dar certo.”
Pensamento com sensações passadas
Você se infectou em alguma situação desagradável no passado e situações semelhantes provocam pensamentos negativos. Exemplo: “Eu tenho a sensação que isso não vai dar certo.”

Nenhum comentário: